LINGUAGEM PYTHON.
PYTHON
Python é uma linguagem de programação de alto nível — ou High Level Language —, dinâmica, interpretada, modular, multiplataforma e orientada a objetos — uma forma específica de organizar softwares onde, a grosso modo, os procedimentos estão submetidos às classes, o que possibilita maior controle e estabilidade de códigos para projetos de grandes proporções.
Por ser uma linguagem de sintaxe relativamente simples e de fácil compreensão, ganhou popularidade entre profissionais da indústria tecnológica que não são especificamente programadores, como engenheiros, matemáticos, cientistas de dados, pesquisadores e outros.
Um de seus maiores atrativos é possuir um grande número de bibliotecas, nativas e de terceiros, tornando-a muito difundida e útil em uma grande variedade de setores dentro de desenvolvimento web, e também em áreas como análise de dados, machine learning e IA.
Qual a origem da linguagem Python?
Idealizada e desenvolvida por Guido Van Rossum, matemático holandês, no início dos anos 90, o Python foi criado com o objetivo de otimizar a leitura de códigos e estimular a produtividade de quem os cria, seja este um programador ou qualquer outro profissional.
A ideia surgiu, como quase todas as boas ideias, de uma necessidade: a de economizar tempo no desenvolvimento e melhorar a eficiência em um projeto desenvolvido no instituto onde Guido era pesquisador.
Para que esta melhoria pudesse ser feita de forma mais rápida e eficaz, Guido desenvolveu uma linguagem muito descomplicada e flexível: o Python.
Uma vez que esta linguagem passou a possibilitar a criação desde scripts muito simples até sistemas extremamente poderosos, profissionais de várias áreas começaram a progressivamente utilizá-la cada vez mais.
Hoje, além dos desenvolvedores de software, temos biólogos, contadores, físicos e outros profissionais potencializando suas habilidades através dela.
Estes são alguns motivos que têm feito o uso do Python crescer consideravelmente nos últimos anos em detrimento de outras linguagens.
Para que é usado o Python?
Como já citado acima, o Python é uma linguagem muito popular nas áreas da tecnologia relacionadas à análise de dados, pesquisa, desenvolvimento de algoritmos e IA. Mas, afinal, o que pode ser feito em Python?
Abaixo, detalharei um pouco mais suas utilizações em cada uma destas áreas.
Scripting e automação
Automatizar tarefas é um dos maiores objetivos de um profissional de tecnologia.
E desenvolver scripts de automação com Python é totalmente possível e rápido graças às suas várias bibliotecas nativas, disponíveis junto com sua instalação.
Desenvolvimento web
Uma das aplicações mais comuns do Python é o desenvolvimento de aplicações para web. Desde sites simples, como hotpages para ações de marketing, quanto ERPs capazes de administrar empresas e realizar vendas de produtos e serviços.
A linguagem possui uma extensa variedade de frameworks para todos os tipos de gosto, entre eles os famosos Django, Flask e FastAPI.
Enquadramento de testes
Se o momento de realizar testes era um momento desagradável no seu dia de trabalho, saiba que com o Python a sua vida será muito mais animada.
Ele possui um grande volume de estruturas de testes integradas, além de diversos módulos voltados exclusivamente para o enquadramento de testes.
Então, utilizar o Python é poder ter a certeza que sua aplicação poderá ser testada com muita eficiência.
Isso justifica por que desenvolvedores de software em Python adoram utilizar TDD (Test Driven Development), trazendo mais segurança e confiança aos seus projetos.
Big Data
A análise e interpretação de grandes volumes de dados, área de conhecimento que chamados de Big Data, é um dos mais populares campos onde Python tem se tornado a linguagem favorita.
Por ser facilmente compreendida por profissionais de diversas especialidades, o Python é, antes de tudo, um facilitador.
Além disso, duas características principais o levam a ser ótimo para essa tarefa: criação de scripts e a facilidade em utilizar as várias bibliotecas gratuitas desenvolvidas em parcerias com especialistas de várias áreas.
É possível analisar, processar e também exibir os dados com muita eficiência e clareza.
Embora ainda haja grandes concorrentes, como o R, por exemplo, o Python, assim como o próprio Big Data, está com a sua notoriedade no auge.
Ciência de dados
Acompanhando o próprio avanço da indústria tecnológica, o crescente número de bibliotecas disponíveis em Python voltadas à análise de dados oferece funções e métodos de otimização para praticamente quaisquer objetivos.
A grande comunidade de Python, não apenas internacional mas também no Brasil, é um poderoso atrativo: o compartilhamento de soluções e informações entre profissionais da área diminui consideravelmente as chances de um programador precisar lidar com um problema sem solução aparente.
Computação gráfica
Se você já assistiu aos mais recentes filmes da saga Star Wars, saiba que todos os seus efeitos de computação gráfica, produzidos pela Industrial Light & Magic, envolveu a linguagem Python.
Além de haver vários pacotes de soluções para esta área, como PyOpenGL e PyGame, há ainda o poderoso software de criação de gráficos 3D, o Blender, que utiliza o Python como linguagem principal.
Inteligência artificial
Quando você faz uma busca no Google e encontra exatamente a resposta que esperava, o Python desempenhou exatamente o papel que se esperava de sua atuação.
Isso porque os algoritmos e modelos de inteligência artificial presentes no buscador, elaborados para predizer a sua intenção de busca, são em sua maioria desenvolvidos nesta linguagem.
Entre as bibliotecas mais comuns voltadas ao aprendizado de máquina estão o TensorFlow, PyThorch, Theano, Keras e outras.
Comentários
Postar um comentário