LINGUAGEM C.

LINGUAGEM C

C

        Cinquenta anos atrás, quando foi criada pelo norte-americano, Dennis Ritchie nos laboratórios da Bell Telephone, C tinha sido pensada como uma linguagem de programação, originária da BCPL e Algol 68, para criar uma versão atualizada do sistema operacional Unix

Ela passou a ser utilizada amplamente, graças à portabilidade e, atualmente, está em diversos ambientes já que é usada tanto em software, quanto em hardware. 

Além disso, é uma das linguagens mais usadas em programação, ou seja, matéria obrigatória para quem quer ser programador

C K&R

        Apesar de ter sido criada em 1972, a linguagem C não emplacou logo de início. Somente em 1978, quando Dennis Ritchie e Brian Kernighan lançaram o livro The C Programming Language. E essa versão ficou conhecida como C, mais as iniciais dos sobrenomes dos criadores: C K&R. A linguagem foi responsável por introduzir as seguintes características na linguagem: 

  • Biblioteca padrão de E/S
  • Tipo de dados struct
  • Tipo de dados long int
  • Tipo de dados unsigned int
  • O operador =+ foi alterado para +=, e =- para -=

        Por fim, C K&R é uma linguagem que precisa de um compilador de C para funcionar. Além disso, C K&R se tornou nesta época uma referência já que outros compiladores não eram atualizados o suficiente, tão pouco tinham tanta portabilidade quanto a linguagem de Kernighan e Ritchie. 

ANSI C e ISO C

        Mais próximo dos anos 80, a linguagem C cresceu vertiginosamente e passou a substituir a linguagem BASIC na programação de computadores. Quando ela foi adotada como linguagem nos computadores da PC IBM ganhou popularidade. 

A popularidade e portabilidade eram tamanhas que a linguagem C originou outra linguagem, a C++, que atualmente é usada pela Microsoft. 

Já na década de 90, a ANSI C passou por mudanças que a levaram a ser reconhecida pela Organização Internacional para Padronização (ISO) e renomeada para ISO/IEC 9899:1990, daí a abreviação ISO C. 

C99

        Por quase dez anos, a linguagem C não teve mudanças drásticas nas especificações. Porém em 1999, o padrão recebeu uma revisão, que gerou um novo nome  com a publicação da norma ISO 9899:1999

  • Funções em linha
  • Remoção de restrições sobre a localização da declaração de variáveis
  • Adição de vários tipos de dados novos
  • Vetores de dados de comprimento variável Suporte oficial para comentários de uma linha iniciados por //, emprestados da linguagem C++
  • Funções de biblioteca novas, tais como snprintf()
  • Ficheiros-cabeçalho novos, tais como stdint.h

C11

        Versão lançada em 2011 com especificações levantadas a partir de 2007, quando o Comitê dos padrões da linguagem C determinou a limitação para incluir novos recursos que não tenham sido amplamente testados. 

C18

O padrão mais atual é de junho de 2018. Este padrão praticamente faz apenas correções técnicas do padrão C11. 

A relação entre C, C++ e C#

Você já sabe um pouco da história da linguagem C, mas que relação ela tem com as linguagem C++ e C# nós vamos explicar a seguir. 

Diferenças com a linguagem C++

        Fundamentada na necessidade de corrigir limitações da linguagem C, surgiu a linguagem C++, criada na década de 80 por Bjarne Stroustrup. A linguagem C++ é orientada a objetos (POO), com a inserção de classes na programação. Por se tratar de uma linguagem que aproxima mundo real e digital, a linguagem C++ também se popularizou e atualmente é usada em programas como o Adobe Photoshop, Mozilla Firefox , Microsoft Windows e outros. 

Diferenças com a linguagem C#

        Com foco no desenvolvimento de aplicativos, a Microsoft contratou Anders Hejlsberg, no final da década de 90, para criar uma solução baseada em C para executáveis na plataforma .NET Framework. E assim, a linguagem 

Comentários